6 DICAS PARA TIRAR CHEIRO DE FUMAÇA DO AMBIENTE

Por Marina Cimerman | 10/05/19
Você já comprou um carro usado ou mudou-se para um novo lar em que não aguentava ficar dentro por muito tempo pelo cheiro de fumaça? Aparentemente o dono anterior era fumante, e agora você precisa lidar com o que ficou. Ou até mesmo recebeu algumas pessoas em casa e uma delas era fumante… A ocasião passa, as pessoas vão embora, mas o odor fica. Aqui vou dar algumas dicas de como tirar cheiro de fumaça que podem te ajudar  com essa difícil missão!

O cheiro de fumaça é muito resiliente e penetrará qualquer coisa, inclusive carpete, cortina, móveis, roupas, e sim, até paredes! Abrir as janelas ajuda, mas não remove o odor completamente.

Por sorte, existem muitas formas de se livrar do cheiro de fumaça, quer seja de cigarro, lareira ou churrasco. Você vai precisar de itens que provavelmente já estão na sua cozinha. Se a sua casa ou carro estão com cheiro de cinzeiro, tente os seguintes métodos de desodorização.

1. Vinagre

Você pode usar vinagre branco ou vinagre de maçã, ambos não-tóxicos e amigáveis ao meio ambiente. Aqui estão algumas formas de neutralizar e remover odores fortes como da fumaça de cigarro:

  • Ferva um pouco de vinagre e deixe o aroma se espalhar pela casa. Você pode também usar o vinagre fervente para retirar o odor das suas roupas, colocando-as acima do vinagre em fervura.
  • Misture duas xícaras de vinagre em um balde de água, mergulhe um pano limpo na solução e esfregue-o nas superfícies que estão com o mau cheiro, incluindo paredes, teto, chão, móveis. Você também pode abanar o pano no ar para capturar novos odores que ainda não se instalaram nas superfícies.
  • Adicione meia xícara de vinagre à sua máquina de lavar no lugar do sabão em pó comum. Isto removerá o cheiro forte e deixará suas roupas mais limpas.
  • Coloque pequenas vasilhas com vinagre pela casa para afastar os maus cheiros.

Como se livrar do cheiro de vinagre

Ok, agora que nos livramos dos maus cheiros com vinagre você pode sentir um aroma forte de vinagre. Não se preocupe! Utilize bicarbonato de sódio para neutralizar a acidez do vinagre.

Deixe algumas vasilhas pequenas com bicarbonato de sódio para remover o odor de vinagre. Ou deixe, o aroma de vinagre tende a sumir em um ou dois dias.

2.  Carvão

como tirar cheiro de fumaça: carvão

O carvão é uma forma muito eficaz de limpeza, usado para desintoxicar o corpo e filtrar os sabores estranhos da água que bebemos. Também é utilizado para purificar o ar pela sua incrível habilidade de absorver odores contaminados, como o do cigarro.

  1. Coloque várias vasilhas com carvão.
  2. Deixe-as pela casa ou dentro do carro por alguns dias.
  3. Se o cheiro persistir, troque os carvões por novos.

Utilizar várias vasilhas pequenas é melhor do que apenas uma grande pois aumenta a área  da superfície usada para absorção de odores.

3. Grãos de café ou borra

café ajuda a tirar cheiro de fumaça

Não jogue os grãos ou a borra de café fora após preparar sua bebida. Neste caso, você pode utilizá-la para remover maus odores, como cheiros de cigarro da sua casa.

  1. Deixe os grãos ou borra secar
  2. Coloque-os em pequenas vasilhas
  3. Coloque-as nas áreas com os odores
  4. Deixe por uma noite
  5. Remova ou substitua caso o mau cheiro continue

O café, assim como o carvão, pode absorver odores do ambiente. O cheiro forte de café pode substituir qualquer outro aroma.

4. Algodão com extrato de baunilha

como tirar cheiro de cigarro: baunilha

A baunilha possui um aroma forte e doce que facilmente preenche o ar e elimina o cheiro de cigarro e outros odores. Há algumas formas diferentes de usá-la:

  • Adicione várias gotas de extrato de baunilha em bolas de algodão ou gaze e deixe nos cômodos por um dia.
  • Adicione de 1 a 2 colheres de sopa em vasilhas pequenas e deixe-as por um dia.

como tirar cheiro de cigarro: maçã

Maçãs são surpreendentemente boas em absorver odores, mas este método é melhor para ambientes pequenos.

  1. Corte uma maçã no meio ou em fatias
  2. Deixe-a passar a noite nas áreas da sua casa ou carro com forte cheiro de fumaça

Isto também funciona com outros alimentos, como peras e batatas. Não é uma ciência exata, mas algumas comidas – como frutas, laticínios e pães – conseguem absorver odores facilmente.

6. Purificador de ar com filtro de carbono

Apesar de não ser tão econômico quanto os outros métodos, utilizar purificadores de ar com filtro de carbono removerá todos os traços de odor de fumaça e outros cheiros do ar.

Certifique-se de adquirir um purificador com filtro de carbono! O filtro hepa é feito para remover apenas partículas até um certo tamanho, como esporos de mofo, ácaros e alérgenos como pólen e pêlos de animais. Contudo, eles não conseguem efetivamente remover odores e vapores químicos menores que certo tamanho. Por isso é preciso que o purificador também possua um filtro de carbono para remover odores como da fumaça de cigarro.

 

Agora que você já removeu todo odor desagradável, que tal preparar aromatizadores de ambiente caseiros para deixar a sua casa ainda mais agradável? Aliás, se você prefere uma solução mais rápida do que aromatizadores caseiros, a Air Wick lançou duas novas essências, toque de algodão e flor de cerejeira que dão o toque final deixando sua casa com aroma super convidativo!

 

oasis airwick

Compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons