A TAÇA IDEAL PARA CADA TIPO DE VINHO

Por Marina Cimerman | 18/01/19

Eu costumo dizer que o material de que é feito a taça é crucial para a melhor degustação do vinho. Porém, além do material, o formato da taça também é igualmente importante. O design não nasce apenas de um desenho, ele é colocado à prova com a ajuda dos melhores profissionais, para assim definir a taça para cada tipo de vinho.

 

Por que o formato importa?

Uma pessoa interessada em vinhos leva em consideração a cor, o bouquet e o sabor, mas muitas vezes a taça não é considerada.

Com o passar dos anos, a marca Riedel adquiriu algumas explicações científicas do porquê o formato da taça influencia no bouquet e no sabor de bebidas alcoólicas. A primeira descoberta foi feita simplesmente desfrutando do vinho. O mesmo vinho apresentava características completamente diferentes em cada tipo de taça. As diferenças eram tão grandes que connoisseurs acreditaram estar provando diferentes vinhos. A variedade da uva é a chave determinante na acidez, tanino e álcool.

Como próximo passo, a Riedel desenvolveu formatos em que o vinho parecia ficar melhor. E assim começou-se a reconhecer o papel complexo que tamanho e formato têm em entregar um bom vinho.

 

Vinhos Bordeaux

Este tipo de vinho é mais encorpado, com muito tanino. São eles: Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère Malbec.

A Taça

As taças apropriadas são as de bojo grande, que favorecem a evolução dos aromas concentrados nas bordas mais fechadas. A aba da taça é mais fina, projetando o vinho na ponta da língua, onde percebemos melhor o corpo do vinho.

 

taça para cada tipo de vinho: vinhos bordeaux

 

Vinhos da Borgonha

Particularmente, estes são meus favoritos! Produzidos a base de Pinot Noir, a uva classificada com a de mais difícil cultivo produz um vinho menos tânico e áspero, mais claro e delicado.

O aroma do Borgonha é de uvas maduras sem defeitos, e sente-se um leve cheiro de carvalho.

A Taça

A melhor taça para este tipo de vinho, é a de bojo maior que as de Bordeaux, que permitem contato com o ar. Já a aba é mais espessa, o que projeta o vinho para o centro da língua, minimizando a percepção da acidez.

taça para cada tipo de vinho: vinhos da borgonha

Vinho Branco

Frutado, leve, com uma boa acidez, que se harmoniza muito bem com peixes e frutos do mar… Esse é o vinho branco!

A Taça

O formato da taça deste vinho é ideal para manter a temperatura baixa. O bojo é menor, fazendo com que a bebida tenha menos espaço para trocar calor com o ambiente, a haste é maior, reduzindo o contato com as mãos. O formato da taça de vinho branco permite que a baixa acidez seja atingida, destacando a sua textura suave e aveludada, o que enfatiza a fruta e garante um final longo e equilibrado.

taça para cada tipo de vinho: vinho branco

Vinho Rosé

O vinho rosé é produzido a partir de uvas tintas. Além de ser famoso por sua delicadeza, ausência de taninos, é mais frutado. Durante a produção as cascas ficam por pouco tempo em contato com o restante, e apenas uma pequena parte do pigmento é liberada, por isso a cor rosada.

A Taça

Quase como as taças de vinho branco, direciona o fluxo de vinho para a ponta da língua, ressaltando a frutada e os aromas. Aliás, o vinho rosé pode ser degustado na taça de vinho branco!

 

Após todos esses exemplos, não temos mais dúvidas que o formato faz sim a diferença. Porém, não se desespere! Não é por isso que você precisa de TODAS as taças na sua casa… Invista na taça mais adequada ao seu tipo favorito de vinho, uma vez que este será o mais servido.

Compartilhe:

Um comentário sobre “A TAÇA IDEAL PARA CADA TIPO DE VINHO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons