COMO LIMPAR PRATA

Por Marina Cimerman | 09/04/19

Peças decorativas e para servir de prata podem adicionar beleza e elegância à qualquer mesa ou ambiente. Já falamos sobre a diferença que faz a prataria na mesa, mas como cuidar destes lindos candelabros, bandejas e talheres? Eles não vão ficar manchados e se tornar um encosto que você nunca mais vai usar com o tempo? Acredite em mim, quer você os tenha herdado ou recebido como um presente de casamento, estas peças de prata foram feitas para ser utilizadas. Com um cuidado regular, a maioria das peças de prata continuará linda por muitos e muitos anos, para poder aproveitá-los muito em eventos de final de ano, chás de cozinha, e outras ocasiões em que você precisa montar uma bela mesa-posta. Então, siga estas dicas de como limpar prata e nunca mais deixe de mostrar suas belas peças!

Como se livrar das manchas?

Muitas pessoas escondem a sua coleção de talheres pratas e utiliza outros por medo de manchas, esquecendo que é possível evitá-las. Qual o maior culpado quando se diz respeito às manchas na prata? A resposta é fácil: umidade.

O nível ideal de umidade para pratas é de 45 a 50%. Nem preciso falar que é impossível controlar este nível, não é? Mas nós conseguimos ao menos manter a prataria longe dos ambientes úmidos, como depósitos.

Dicas de armazenamento

Se você está guardando suas peças de prata em uma cristaleira, coloque alguns blocos de cânfora para absorver a umidade e evitar as manchas, mas não os deixe tocar a prata.

Outra coisa importante a se lembrar é de limpar a prata imediatamente após utilizá-la. Principalmente se a comida servida nela contém ovos, vinagre, sal ou condimentos como mostarda ou maionese.

Como limpar prata

Tire a poeira antes

Primeiramente, use uma escova de cerdas macias ou um pano de limpeza algodão para tirar a poeira. Pode parecer desnecessário, mas não é. A poeira pode facilmente riscar a peça se não for removida antes da limpeza.

Como Tirar a Cera de Velas

A cera pode ser removida de castiçais se você simplesmente deixar água corrente quente sobre a peça. A cera amolecida deve ser facilmente retirada com o dedo. Nunca utilize uma faca ou objeto pontiagudo, isso vai riscar a sua peça, e não queremos isso!

Lavar e secar

Assim que remover toda a poeira e cera, lave a peça com água morna e detergente neutro para remover todos os resíduos. Mas, não deixe a prata na água por muito tempo. Enxágue e seque imediatamente com um pano que não deixa fiapos.

Polir

Aplique o polidor com movimentos circulares. Certifique-se de que todo o polidor foi removido.

Lave novamente

Lave novamente a peça e seque-a.

Outra técnica para limpar prata

Para peças pequenas, existe um método imbatível:

  • Envolva uma assadeira grande com alumínio
  • Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou de fermento em pó
  • Coloque 3 colheres de sopa de sal
  • Adicione água quente
  • Mergulhe as peças na água

 

Deixe-as por 5 minutos e depois lave com água corrente… O resultado é impressionante, veja a diferença que fez com os meus talheres de prata:

Como armazenar a prata com segurança

Depois de limpar as suas peças de prata e secá-las completamente, envolva-as com um tecido de algodão, linho ou poliéster para armazenar.

 

 

Incrivelmente simples, não é? Como ficou a sua prataria após estas dicas?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons