ETIQUETA PARA CHURRASCO: COMO RECEBER

Por Marina Cimerman | 03/05/19

Já falei aqui sobre o porquê devemos seguir as regras de etiqueta mesmo nos dias atuais, mas, você já pensou sobre a etiqueta para churrascos?

Não apenas os churrascos são ótimos para relaxar e desligar da correria, como também são perfeitos para conhecer novas pessoas. Algumas vezes será um churrasco da firma e outras de um amigo ou parente… Não importa a ocasião, desde que você fique a vontade e possa aproveitar o momento! Porém, para isso, deve saber alguns detalhes que são esperados de você nesse tipo de evento.

Seja uma boa convidada

Quando se é convidada para qualquer tipo de evento, você não está lá apenas para comer. A chave é a seguinte: leve em consideração os sentimentos dos outros antes dos seus.

Eu posso aparecer de mãos abanando em um churrasco?

O ideal é que sempre tenha algo a compartilhar. Isso significa que se você é vegetariano, leve opções vegetarianas para os outros também! Uma sobremesa é uma ótima por exemplo. E, na hora de se despedir nem pensar em levar as sobras embora, isso é  deselegante.

Bebidas

Não importa se você bebe ou não. Bebidas alcoólicas ou não-alcoólicas são sempre bem-vindas em churrascos.

O que vestir?

Se vista casualmente, com roupas que não ficam saindo do lugar. Se estiver calor, use protetor solar e um lindo chapéu. Esteja preparada para enfrentar o sol e insetos.

Caso o dress code seja outro além de casual, os anfitriões avisarão.

Eu posso ajudar na limpeza?

Na maioria das vezes, a limpeza é parte do anfitrião. É claro que você pode ajudar recolhendo algumas latas e garrafas por exemplo, mas, o trabalho pesado, incluindo recolher o alimento que sobrou, é melhor se for deixado ao anfitrião. Você sempre pode oferecer ajuda, mas não force a barra!

Seja uma boa anfitriã

Receber é uma ótima oportunidade de afiar a sua etiqueta. Como em qualquer ocasião, a regra para receber é prezar pelo conforto dos convidados.

Quando for anfitriã de um churrasco, você terá algumas decisões a fazer como: será apenas churrasco ou você vai preparar outras opções? Há carvão, sacos de lixo, guardanapos e condimentos suficiente? Além destas, existem outras formalidades a considerar:

  • Você vai enviar os convites? (Online ou escritos a mão)
  • Este churrasco está aberto a receber crianças? Se houver muita cerveja, a resposta é não. Adultos bêbados não são boa companhia para crianças de nenhuma idade.
  • Você vai oferecer uma opção vegetariana? É bom ajudar aqueles convidados que não consomem carne a se sentirem confortáveis.

  • Haverá opções de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas?
  • Há espaço o suficiente para cerveja nos coolers?
  • Onde você vai estocar o gelo?
  • Há alguém que você pode pedir para buscar cerveja e/ou gelo durante o evento?
  • Você precisa convidar os vizinhos? Esta é uma boa pergunta. Se os seus vizinhos não gostam de você, não vale a pena forçar a barra e convidá-los. Mas se eles são amigáveis, convide-os. Seja livre neste aspecto.

Partilhar o pão é sempre uma forma tradicional de estar junto, e é exatamente este o objetivo de qualquer churrasco: comer, beber e dar risadas com os amigos. Agora que você sabe como agir, apenas divirta-se!

Compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons