FACAS PARA QUEIJO: O MELHOR CORTE

Por Marina Cimerman | 05/02/19

Você sabe o que fazer com aquele conjunto de facas para queijo que tem em casa?

Não é necessário uma tábua de queijos especial ou uma faca especial para degustar um bom queijo… Você nunca precisa de itens especiais para comer bem!

 

 

Existem variações de tamanhos e formatos, mas aqui estão as versões básicas:

 

Espátula

 

Esta faca é uma das mais comuns de se encontrar, você a utilizará para queijos mais macios, como o Gorgonzola, o Rochefort, Brie e Camembert

Perceba que o lado afiado da faca é no final, e não no lado. Você corta com esta faca ao forçá-la verticalmente para baixo no queijo.

 

Pontiaguda

Esta face pode ser usada para cortar queijos firmes. Coloque-a perto do parmesão, grana-padano e faixa-azul.

Por possuir uma ponta afiada, esta faca permite que você atinja diretamente um queijo como o parmesão e continue cortando com o restante da faca para dar mais força quando os queijos são duros. Aliás, qualquer faca para queijo que tem ponta será utilizado de maneira similar.

O Garfo

 

Um garfo não é uma faca (óbvio!) e por este motivo pode parecer estranho ele estar nesta lista. No entanto, se você tem um conjunto de facas para queijo ou quer investir em um, o garfo provavelmente virá junto!

Este garfo de queijo pode ser utilizado para segurar pedaços de queijo enquanto se corta – e também é ótimo para quebrar queijos envelhecidos em pedaços menores para colocar na salada, por exemplo!

 

Faca de Gorgonzola

 

Se você aprecia gorgonzola, deve considerar investir nesta aqui! Esta faca é longa e frágil como uma paleta.

Sua lâmina afiada corta pelo queijo pegajoso e sua ponta redonda é perfeita para espalhar queijos macios em pães ou biscoitos. Todo grande especialista em queijos vai querer uma destas!

 

Como Montar uma Bela Tábua de Frios?

  • Encontre uma linda tábua e certifique-se que ela tem espaço para todos os ingredientes saborosos.
  • Você pode cortar o queijo em cubos, frutas em fatias e adicionar geléias especiais -não se esqueça de armazená-los em potes a vácuo antes de servir e não corte um dia antes para não secar.
  • Tire o queijo da geladeira uma hora antes da montagem – o queijo é melhor na temperatura ambiente.
  • Coloque o queijo primeiro, depois coloque o restante de acordo com o tamanho (do maior para o menor)
  • Crie um visual com alturas. Geléias, biscoitos e alguns queijos ficam bem em tigelas.
  • Brique! Se você acha que não está combinando, mude as coisas de lugar até estarem em sintonia, mas não necessariamente em simetria!

Não se esqueça das facas para queijo!

 

 

Quer você tenha uma faca especial para queijos ou use qualquer faca de casa, lembre-se de deixar uma faca para cada queijo. Desta forma, aqueles que ainda não desenvolveram um paladar por queijos mais fortes, como o roquefort, não precisam usar a mesma faca alterando o sabor do queijo que vão provar.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons