Mesa clássica em prata e branco – Prataria Christoflè

Hoje irei mostrar uma mesa bem clássica, pensando em um noivado já que para decorar usamos apenas as rosas brancas, prataria e cristal.

porcelana branca é Noritake – já falei um pouco sobre ela no post Mesa de Suculentas, onde a proposta foi bem contemporânea já que a louça é moderna – mas aqui a porcelana é extremamente clássica então a proposta é bem diferente.

A composição contou com: centro de mesa de prata St. James (marca nacional), sousplat de prata da Christoflè, (vou explicar aqui um pouco sobre essa prataria), porcelana Noritake e taças de cristal Strauss.

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Vamos conhecer um pouco sobre prataria mais tradicional e famosa do mundo e entender por que custa caro no post de hoje: Christoflè

Quando se fala em Christoflè evoca-se a elegância. A história dessa empresa começa em 1830, com um jovem chamado Charles Christoflè que assumiu a pequena joalheria de sua família em um pequeno distrito em Paris, na França. Vou contar um pouco dessa história.

Com a ajuda financeira de sua irmã ao longo de 10 anos, Charles e uma habilidade gerencial afiada, ganhou espaço em casas na França, Madagascar e América do Sul. Em 1842, o visionário negociou a licença de galvanoplastia Francesa, patenteada e concedida por George e Richard Elkington of Birmingham da Inglaterra e juntamente com a patente do químico francês Henri de Huolz, habilitou Christoflè em 1844 a fabricar seus produtos com uma tecnologia avançada e embarcou a sua indústria de prata em seu curso legendário de fabricação.

Para a Christoflè a qualidade sempre foi prioridade, então, logo passou a fabricar suas próprias formas, contratando designers talentosos e habilidosos como Augustine Madroux.

Em 1850 Charles acrescentou uma linha de produtos de pura prata a fim de complementar os banhados e promoveu a empresa a uma exposição internacional fortemente elogiado e premiado. Os aclames foram tantos que o levoram a prestar serviços ao imperador Napoleão III da França, ao sultão do Império Otomano e mais tarde ao imperador Maximilliano do México.

Já como ourives da realeza, tanto a aristocracia como a burguesia tornaram-se ávidos consumidores da linha de mesa Christoflè.

Charles Christoflè morreu em 1863 e sua empresa passou a ser administrada por sua família como uma fabricação líder em talheres de prata na França, Alemanha e pontos de venda ao longo da Europa, América do Norte, central e do Sul, Rússia e Império Otomano.

Sempre como uma empresa familiar, a empresa de Charles Christoflè foi sucedida por seu filho Paul Christoflè e seu sobrinho Henri Bouilhet que seguiram os passos do pai e tio, expandindo a fabricação e explorando novas técnicas e, inclusive comprando a empresa competidora chamada Alfenide em 1888, nunca perdendo de vista novas tendências e estilos.

Os primeiros anos do século 20, com a política em desordem, economia em depressão por conta da Primeira Guerra Mundial, precipitou-se a perda da fábrica na Alemanha, ocorrendo o fechamento da empresa com o colapso financeiro,  até que em 1932 o herdeiro Tony Bouilhet a reergueu. Tony era o sobrinho neto do fundadores Charles Christoflè e foi casado com Carla Borletti nascida em uma família rica de industriais que forneceu o capital para torná-lo o principal acionista da Christoflè em 1930.

Carla tinha um gosto excepcional e usou sua influência para guiar a empresa com a contratação de grandes designers, arquitetos e escultores do século 20.

A expansão continuou ao longo do século 20, com abertura de 75 lojas de varejo e mais de 400 lojas em grandes departamentos localizados em mais de 120 países.

Em 1993, o filho de Carla e Tony que assumiu a companhia em 1968 pediu para que seu sobrinho Maurizio Borletti a assumisse, portanto a Christoflè permanece nas mãos de sua família a cinco gerações e continua sendo a prataria mais tradicional do mundo, com seu design fino, de alta qualidade e elegância.

Com toda essa tradição quem não iria querer um faqueiro ou uma peça de design da Christoflè???

Muitas pessoas ficam chocadas com o valor dos produtos Christoflè, entenderam agora o por quê?

Eu tive o privilégio de compor uma mesa linda para Presentes Mickey, a loja mais tradicional brasileira e a única que dispõe uma gama incrível de produtos da marca Christoflè, dentre eles sousplat, vasos, talheres, cachepots, enfeites, castiçais, descanços de talheres, etc…

Vejam a beleza do trabalho no sousplat de prata da Christoflè, essa linha chama-se Malmaison e foi desenvolvida em 1967, é a minha favorita…

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As taças de cristal

Sobre o restante da composição da mesa: os talheres de prata, o porta-guardanapo e o centro da mesa são da marca St James. Atenção nos talheres, por favor! São mais estreitos que o padrão! Puro charme…

Para completar usamos 02 donzelas de prata:

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Agora a montagem do arranjo da mesa:

Iniciamos protegendo o interior do cachepot com plástico e sobre ele o floral embebecido em água (é preciso jogar as placas de floral em um balde de água e aguardar afundar).

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Feito isso, vamos às folhagens, elas irão definir a altura do arranjo. O primeiro sempre ao centro e depois as laterais direita, esquerda, frente e atrás até cobrir o floral.

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Depois basta preencher com as flores.

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A mesa completa:

Comentem!!! O que acharam da história da Christoflè?

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