Minha visita a Schmidt Porcelana

Em minha visita à Schimidt Porcelana eu tive o oportunidade de conhecer a diferença entre porcelana, cerâmica e faiança, entendi a diferença de matéria- prima entre elas e ainda fui apresentada a todos os modelos (shapes) de pratos e xícaras.

É sobre isso que irei falar nesse post e ainda preparei um vídeo bem legal mostrando tudo que o Paulo Lara, CEO da empresa me apresentou. Não deixem de conferir no fim do post, acho que vocês irão amar.

Uma das coisas mais importantes para se entender porcelana, além de matéria-prima, preparo da mesma, queimas, etc, (tem um post explicando) também são os MODELOS.

A Porcelana Schimidt tem 3 modelos com relevo:

  • POMERODE, o mais antigo, recebeu esse nome em homenagem a cidade onde fica a fábrica da Porcelana Schimidt;
  • WAVES, possiu ondas na aba
  • SATURNO onde todas as peças recebem o revelo com anéis.

Esse é o modelo POMERODE:

PRISMA é um clássico no Brasil. É oitavado!

O VOYAGE COUP não recebe detalhe algum, é o “queridinho” do mundo gastronômico.

Os modelos BRASÍLIA e o ITAMARATY foram lançados na decada de 60 em homenagem as linhas de Oscar Niemayer. Os pratos desses dois modelos são clássicos.

A xícara BRASILIA é reta o que permite aplicação de grandes decorações. A xícara ITAMARATY é mais delicada pois tem o “pé”.

Os MODELOS PLANOS são:

  • ABA LARGA tem 28 cm e reto por esse motive permite que as decorações mais nobres sejam aplicadas nele.
  • ABA ESTREITA são mais utilizados no mundo gastronômico, casas de carne e self-services, pois tem a área central maior.

O MODELO ABA LARGA foi usado na linha LAURA que tive o prazer de produzir:

O que a Schimidt tem feito hoje em dia é misturar os modelos (shapes) no mesmo aparelho. Por exemplo: o prato raso é do modelo ITAMARATY e o fundo é modelo COUP, que é o caso da linha HELENA.

É muito comum nas mesas atuais no mundo é o MIX and MATCH onde se pode misturar modelos e decorações desde que tenham harmonia entre elas, claro.

A linha MILA também recebeu modelos e decorações distintas.

 

Para entenderem melhor sobre os modelos e decorações confiram o vídeo!

Beijos

Marina

Total
0
Compartilhamentos
1 comentário
  1. Oi Marina, sei que você visitou a fábrica já faz um tempinho… e talvez não se recorde. Mas pelo vídeo tive a impressão que o prato clássico (o raso de jantar) das linhas Brasília e Itamaraty são idênticos, é isso mesmo? São o mesmíssimo prato?
    Obrigada, Carol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar