SERVIÇO FRANCO-AMERICANO

Por Marina Cimerman | 26/03/19

Já falamos sobre os tipos de serviço, mas, uma dúvida frequente é sobre como montar o aparador. Apesar deste serviço não ser catalogado, ele é chamado de serviço franco-americano. Nesse serviço tudo é disposto no aparador, e a mesa é posta com taças, talheres e pratos. O convidado pega o prato e se serve da comida no aparador. Ele é a junção do serviço americano com o francês e surgiu por conveniência.

Como no Brasil nós gostamos de sentar-nos à mesa, a mesa fica posta, como no serviço à francesa, porém nós nos servimos no aparador, como no serviço americano. Inclusive, no último final de semana eu preparei um almoço para a família dessa forma. Vou explicar o que é utilizado de cada tipo de buffet para compor o serviço franco-americano.

Serviço à francesa

O serviço à francesa é o mais refinado dos serviços, os lugares são demarcados antecipadamente, e de forma estratégica. A mesa já estava posta com pratos, talheres, guardanapos e taças, pronta para os convidados.

Serviço à americana

É o serviço mais prático e funcional. Funciona quando há mais convidados do que lugares à mesa. Nele, é apresentado um buffet ou aparador em que estará disposto o que vai ser servido. O próprio convidado se serve em réchauds e travessas e pode comer em pé ou sentado em sofás, puffs e mesas.

No nosso almoço, servi salada, massa recheada, carne assada e torta de palmito. Repare na ordem dos pratos, vamos falar disso no próximo tópico.

As vantagens deste serviço são a autonomia do convidado, a praticidade do serviço, a economia na contratação de garçons e a redução do desperdício de alimentos, uma vez que cada um serve o próprio prato.

Disposição do aparador ou mesa de suporte

É importante dispor a mesa de forma a facilitar o trabalho do convidado, ou seja, procure seguir a ordem:

  • Entradas
  • Pratos quentes
  • Acompanhamentos

A única diferença com a mesa do serviço americano são os pratos, talheres e guardanapos e taças que já estarão na mesa (a mesa estrá posta).

Como se servir?

Este tipo de serviço te deixa bem a vontade para se servir, mas atente-se.

Você irá apanhar seu prato na mesa e segurá-lo em sua mão esquerda (inverso aos canhotos). Segure o prato na altura da cintura, lembre-se: não tem nada pior que fazer o prato de leque ou pandeiro!!

Bebidas

Além da mesa de suporte, eu costumo deixar uma bandeja de bebidas pronta com o que irei servir. Além de facilitar e deixar os convidados ainda mais a vontade, a bandeja bar adiciona um charme ao ambiente.

Em resumo, o serviço franco-americano veio para simplificar a nossa vida! Ficou com alguma dúvida?! Deixa nos comentários que eu te respondo.

 

Compartilhe:

Um comentário sobre “SERVIÇO FRANCO-AMERICANO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons