TAÇA DE VINHO COLORIDA?

Por Marina Cimerman | 08/03/19

Taças coloridas são cheias de charme e ótimas para decorar a mesa! Porém, quando se diz respeito ao vinho, uma taça é mais do que apenas um recipiente para transportá-lo. Assim como já falamos, todos os aspectos da taça devem ser levados em conta na hora de servir, e não é diferente com a coloração! Então, será que mesmo assim devemos usar uma taça de vinho colorida?

 

O primeiro passo na degustação de um bom vinho acontece antes mesmo de você prová-lo. Quando o vinho é colocado na sua taça – antes de sentir seu aroma ou tomar um primeiro gole – observe-o. Você observa-o para poder enxergar a real coloração, uma vez que a cor do vinho diz muito sobre o que você está prestes a provar.

taça colorida

Ao fazer isto, muitos colocam a taça contra um fundo branco, isto ajuda a ver o tom da cor mais facilmente… Uma taça colorida dificultaria com este processo. Por isso eu digo: Não compre suas taças de vinho baseado em beleza. Deixe para adicionar as charmosas taças coloridas para o consumo de água.

Então, por que observar a cor do vinho?

A primeira coisa a se lembrar é que a cor do vinho vem do contato com a pele da uva depois de espremida. Quanto mais tempo o vinho fica em contato com as peles, mais as peles passarão suas cores para o vinho.

Além disso, envelhecer o vinho em barris pode fazer com que as cores fiquem mais claras ou escuras.

Vinho branco

Primeiro preste atenção ao tom de amarelo, se o amarelo é claro, quase transparente ou o amarelo é encorpado, quase na cor de palha? O vinho branco mais transparente geralmente teve pouco contato com a pele da uva e é refrescante, como uma limonada num dia quente de verão. Estes vinhos não foram envelhecidos em barris

Se o vinho é mais escuro, geralmente é um bom sinal que foi envelhecido em um barril. Seu sabor será mais suave e será mais encorpado e rico.

 

taça com vinho branco e taça com vinho tinto

 

Vinho tinto

Se o vinho for vermelho claro, quase rosa, ele deve ser suave… É pouco provável que tenha sido envelhecido em barris.

Conforme o tom do vermelho escurece, chegando próximo do marrom e roxo, o vinho se torna mais forte e rico. Quanto mais escuro o tom, mais tempo ele passou envelhecendo em um barril.

Já deu para perceber como é importante que a taça de vinho seja transparente, não é?! Mas não precisa se livrar das suas taças coloridas, use-as para servir água e outras bebidas!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons