UM NATAL TRADICIONAL – POINSÉTIA AZEVINHO VISCO

Por Marina Cimerman | 22/12/18

Pensando em uma mesa tradicional de natal com baixo custo de flores eu optei pelas tradicionais poinsétias, rosas vermelhas, cravinas e hipericum.

O jogo americano decorado com poinsétias, da Pappelit foi a minha inspiração inicial, afinal nada mais tradicional que essa flor, não é mesmo?

Você sabe por que a poinsétia é conhecida como Flor de Natal ou Estrela de Natal?

É porque ela se assemelha com a estrela de Belém e devido a uma antiga lenda: uma pequena menina não sabia o que oferecer ao menino Jesus e com sua fé e devoção sente necessidade de oferecer algo. Pelo caminho até a capela vai colhendo plantas e folhagens e as deposita aos pés do altar. Ali ela chora e suas lágrimas caem sobre as plantas e diante de todos, essas assumem um tom avermelhado e se transformam em poinsétias e desde então esta é a flor do Natal.

E para compor com elas 3 vasos de porcelana da Schimidt Porcelana. algumas pinhas e porta-velas.

Os jogos americanos são de papel impermeáveis (eu adoro pela praticidade) e eu já falei sobre eles aqui no blog, no post de mesa de natal com gloriosas.

E para compor contei com os menus que coloquei “dentro” dos guardanapos branco e vermelho (intercalados), uma forma diferente e elegante de apresentação.

placement

Taças de cristal lapidadas para dar o toque elegante.

Os pratos de porcelana  decorados com a folha de azevinho e o visco (facilmente confundidas) também remetem às tradições natalinas.

OS SIGNIFICADOS

Azevinho

Tem origem na Europa, no paganismo pré-cristão. Os celtas usavam a sua madeira para fabricar pontas das lanças pela dureza, considerando simbolo de firmeza. Na antiga Roma atribuía-se ao azevinho poderes mágicos. Monges medievais utilizavam o azevinho para afastar maus espíritos, acreditava-se que uma planta de azevinho protegia de feitiços negros e maus olhados.

Visco

Uma planta de longa tradição uma vez que para os antigos druidas que a consideravam a planta de visco sagrada e ótima para afastar o mal físico e mágico, além de proteger e curar de forma mágica. Era considerada um símbolo de paz e amuleto de proteção.

E aqui uma visão da mesa na hora do jantar

Jogos americano – Pappelit

Taças de Cristal – Presentes Mickey

Faqueiro – St James

Placements – Zara Home

Pratos – Kasa 57

Vasos de Porcelana – Schimidt Porcelana

 

Tags: , , , ,
Compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons