VASOS DE MURANO NA DECORAÇÃO DA MESA – ENTREVISTA COM ARQUITETA SAMRA AKAD

Por Marina Cimerman | 07/03/17

Vamos falar sobre como usar vasos de murano na decoração de mesa.

A história dessas peças é secular e chegou ao Brasil na década de 50. É uma peça sofisticada que combina com vários ambientes, quanto a isso não há regras. Com flores ganham destaque em qualquer espaço da casa.

A técnica começou a ser utilizada em Veneza, por volta de 1290, o governo criou uma lei para que todas as fábricas de vidro da cidade fossem para a ilha de Murano. Assim, conseguiria guardar o principal segredo da economia da região, que era a riquíssima produção de objetos a base de sopro de vidro.

Os artigos em vidro de murano têm a sua fabricação muito parecida há muitos anos, sem passar por grandes intervenções tecnológicas. A técnica utilizada para a confecção é totalmente artesanal: os profissionais esculpem as peças manualmente e com sopro, com uma habilidade artística delicada. No Brasil, o murano é fabricado desde 1958 por descendentes de italianos.

Com rajadas douradas, multicoloridos, turquesa, avermelhados, leitosos ou com aparência de mosaico. Os vasos de murano são maravilhosos e únicos em todos os aspectos. Essa multiplicidade de formatos e cores que eles proporcionam permite o seu uso em inúmeros ambientes e decorações.

Eu particularmente amo as peças de Murano e tenho mais de uma. Minhas peças ficam na mesa de centro do living ou no aparador da sala de jantar e estou sempre mudando as flores deles.

Além de decorar a minha casa eu também costumo decorar minhas mesas postas.

Para entender melhor sobre a composição das peças de muranos na decoração, convidei a arquiteta Samra Akad, da boutique arquitetura http://www.boutiquearquitetura.com.br para esclarecer algumas dúvidas:

  • Qual a sua opinião sobre os vasos de murano na decoração da mesa?

Eu adoro vasos de Murano e costumo usar bastante nas minhas decorações porque combinam com qualquer estilo e trazem sofisticação e personalidade ao ambiente.

  • O que é preciso ter em mente para comprar meu vaso de Murano?

Apenas se apaixonar pela peça, independente de cor, formato e tamanho. Os vasos de murano são ricos em detalhes, portanto é muito difícil escolher apenas um, sou a favor de uma composição.

  • Eu preciso combinar as cores da minha casa ou da minha mesa com a cor do vaso?

Não necessariamente já que na decoração de um ambiente é possível mesclar cores. Em um ambiente clean/neutro, as cores de pequenos detalhes, como dos vasos de Murano se destacam dando vida ao ambiente.

  • Onde devo colocar meu vaso de Murano?

É importante colocar em um lugar de destaque para que seja apreciado, como na mesa de centro, estante ou em cima de um buffet. Também gosto muito de compor com livros.

  • Você considera o Murano atemporal?

Sem dúvida! as peças de Murano são clássicas e eu inclusive tenho clientes que herdaram vasos de seus avós e nós incluimos na decoração da sala e lavabo.

  • Qual sua peça favorita?

Eu prefiro os vasos em diferentes tamanhos e amo os coloridos com pó de ouro.

 

Selecionei algumas peças em Murano para mostrar no post de hoje:

VEJAM Vasos de murano na decoração de uma mesa clássica, em tons de rosa e Azul para quem gostou veja o post MESA AZUL E ROSA – PORCELANA LIMOGES

Murano da decoração de mesa de jantar em tons de lilás JANTAR A LUZ DE VELAS

Vasos de murano na decoração do Bar BANDEJA DE BAR – VAMOS DEGUSTAR WHISKY:

Vasos de murano na bandeja de café:

Vasos de murano na mesa de almoço:

Trouxinhas de murano com Dálias:

Trouxinhas de Murano em tamanhos e cores diferentes:

E vocês? gostam de muranos na decoração da mesa?

Comentem!!

Beijos

Marina

 

 

 

Tags: ,
Compartilhe:

Deixe o seu comentário

2016 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Show Buttons
Hide Buttons