ETIQUETA À MESA

Por Marina Cimerman | 01/02/19

A etiqueta à mesa existe para facilitar a nossa vida e abrir novas portas de oportunidade! É claro que você é livre para agir como quiser, mas as regras de etiqueta estão aqui para nos ajudar!

 

 

Apesar do jantar ter se tornado mais casual, ainda há algumas situações para as quais devemos nos atentar… É importante seguir certas regras de etiqueta quer seja no ambiente formal ou casual.

Se você nunca aprendeu a etiqueta à mesa ou esqueceu o que aprendeu, aqui estão algumas dicas que te ajudarão quer seja na casa de alguém ou no restaurante.

Antes de Jantar

Se você for convidado para jantar com alguém, é sempre bom confirmar a sua presença, mesmo quando a confirmação não for solicitada… Isto facilita no planejamento. Não pergunte se você pode levar alguém caso o convite não ofereça. No entanto, se a sua família é convidada para jantar na casa de alguém , tudo bem perguntar se seus filhos estão inclusos.

Começando

Algumas recepções são formais e têm marcadores de lugar onde o anfitrião quer que você sente-se. Caso contrário, pergunte se há alguma preferência de lugar. Espere que o anfitrião se sente, então o faça. Em algumas culturas, reza-se antes. Mesmo que você não acredite na oração, mostre respeito e fique em silêncio. Se o anfitrião faz um brinde, levante a taça. Não é necessário “bater” nas taças de outros.

 

Guardanapo

À mesa, fique de olho no anfitrião para saber quando começar. Se a ocasião é em um restaurante, você não precisa esperar.

Mantenha o guardanapo no colo até terminar de comer. Se você se levantar a qualquer momento e planeja retornar, coloque o guardanapo na cadeira. Após finalizar a refeição, coloque o guardanapo à esquerda do seu prato.

 

Quando Comer

Se você está comendo fora, deve esperar que todos tenham se servido antes de começar a comer, em um jantar particular, observe o anfitrião.

 

Prataria

Uma das questões que mais confundem é: qual talher usar para cada prato? Uma regra básica é começar com o talher que está mais distante do prato e ir se aproximando.

 

Durante a Refeição

  • Desligue o seu celular antes de se sentar. É rude falar ao celular ou enviar mensagens quando está com outras pessoas.
  • Nunca fale com a boca cheia. Mesmo se alguém te perguntar algo, espere para responder.
  • Prove a sua comida antes de adicionar sal, pimenta ou outro tempero. Fazer o contrário pode ser um insulto ao anfitrião.
  • Algumas comidas são feitas para ser seguradas com os dedos. Siga o anfitrião.
  • Utilize os talheres para comer, mas não para gesticular.
  • Mantenha seus cotovelos fora da mesa.

  • Coma devagar.
  • Evite fazer sons digestivos à mesa.
  • Se você derrubar algo no restaurante, peça a um dos garçons para ajudar. Se você derrubar algo na casa de alguém, levante-se e seque. Ofereça para levar para lavar a seco a mancha.
  • Quando você terminar de comer, mantenha os talheres no prato.
  • Nunca use um palito de dente na mesa.
  • Nada de retocar a maquiagem à mesa, somente no banheiro.
  • Nunca assoe o nariz à mesa.

Após a Refeição

Depois que você terminar de comer, coloque o guardanapo ao lado do prato e deixe os talheres paralelos na posição 20 minutos. Não vá embora logo após o jantar. Se não tem planos para depois do jantar, fique por mais uma hora antes de se despedir. Se o ambiente é informal, você pode oferecer ajuda para limpar.

 

Lembre-se: estas dicas de etiqueta são para te ajudar e não restringir! E pode ser que haja algumas variações dependendo da região em que você está, então preste sempre atenção ao anfitrião para se situar.

Espero que este post ajude-a! Depois deixa nos comentários qual a maior dúvida de etiqueta que você tem!

Compartilhe:

One thought on “ETIQUETA À MESA”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons