Artesanato brasileiro de raiz para receber – Artesol e Artiz

O artesanato Brasileiro de raiz é tão rico e encantador… esta presente em todo o País e é fruto das culturas e saberes das etnias indígenas das diferentes regiões, dos grupos étnico-linguísticos escravizados no continente africano e trazidos para o Brasil, e dos diferentes imigrantes europeus ou asiáticos, vindos de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Japão, entre outros. No encontro entre essas diferentes culturas e etnias e na relação entre elas, os conhecimentos e saberes-fazeres tradicionais foram ganhando novas feições, usos e práticas, o que tem construído uma singularidade brasileira.

Tudo isso para contar a vocês que tive o privilégio de ser convidada a dar um  workshop sobre como Receber em casa com os produtos artesanais da Artesol vendidos na loja Artiz do shopping JK Iguatemi.

E o que é a Artesol?

A Artesol trabalha com o universo do artesanato tradicional desde o final da década de 1990, apoiando diversas comunidades tradicionais artesãs e facilitando a sua relação com pesquisadores, designers, estilistas,  profissionais do SEBRAE e órgãos governamentais.

Lá eu me deparei com o artesanato tradicional e o que mais me encantou é que esse artesanato conta histórias que narram a singularidade da cultura de um povo, de um local, uma comunidade, uma etnia.

E quando falamos de mesa posta falamos também de tradição, de família, de comunidade… por isso fiquei muito feliz em poder unir as duas coisas: o que eu mais gosto (receber e mesa posta) com o artesanato brasileiro.

No meu workshop eu contei com produtos com sousplats (ou jogo americano) de encauchado vegetal produzido por comunidade tradicionais extrativistas que misturam látex às fibras vegetais da Amazônia para a criação de produtos inovadores inspirados nas formas e texturas da floresta.

Também contei com a cestaria do Jalapão trançada com capim dourado, sempre-viva d cerrado que reluz como ouro!!

Os porta-guardanapos de renda filé da associação das mulheres rendeiras de Alagoas e os guardanapos produzidos em tear manual no tecido 100% algodão não faltaram nessa mesa linda e 100% brasileira!!

E para decorar a minha tábua de queijos eu escolhi o vaso de cerâmica produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha e com bowl de cerâmica moldado manualmente e tingida com pigmentos naturais pelos ceramistas para colocar as torradinhas.

O bowl é esse aqui:

Para o cantinho de café eu escolhi 2 peças lindas de cobre com o mesmo trabalho em cerâmica pintadas

E um filtro de água que eu ameeeei!!

Eu não poderia deixar de compartilhar com vocês uma experiencia tão bacana e enriquecedora para mim…

Para quem se interessa por artesanato brasileiro nao deixe de conhecer a Artesol.

Beijos

Marina

 

 

Total
114
Compartilhamentos
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar