Como organizar uma cozinha em 5 passos

A quantidade de itens que cozinhas domésticas têm é inacreditável… Mas, o número de diferentes tipos de cada item faz com que seja difícil de organizar os armários e por isso, aplicar uma simples estratégia de organização é a chave. Então, se você também quer organizar a sua cozinha de forma prática e eficiente, siga estes passos.

Por que organizar os seus armários da cozinha?

Se te falta motivação, aqui há alguns bons motivos para organizar este espaço:

– Economia de dinheiro: Você saberá o que tem e terá uma ideia de quantos itens de cada tipo possui, assim não comprará itens duplicados.

– Economia de tempo: Você não precisará mais caçar por determinada panela nos armários e encontrará facilmente a tábua de carne porque guardou no lugar certo.

– Ter os armários organizados facilita o planejamento das refeições e as compras. Quando você sabe o que tem, é muito mais fácil planejar e comprar os ingredientes.

– Cozinhar vai ficar mais fácil.

– Quando os armários da sua cozinha estão organizados, é mais fácil para os membros da sua família e convidados encontrarem o que precisam.

– A limpeza ficará mais fácil.

Desentulhe

Desentulhar os armários da sua cozinha é o primeiro passo para organizá-los. Então, você precisa fazer isto antes de comprar mais armários ou trocar as coisas de lugar.

Coloque um lixo e uma caixa para itens que você quer doar/vender.

Abra cada armário e escolha alguns itens para o lixo e para a caixa. Remova-os da cozinha.

Divida os Itens

Quando você terminar de desentulhar a sua cozinha, é hora de organizar os itens dos armários. Nesta etapa, organizar significa dispor as comidas, eletrodomésticos, potes, panelas e utensílios de forma que qualquer um entenda a divisão.

Não foque na decoração. A palavra de ordem quando se fala em organizar a sua cozinha é: tudo que você usa com frequência deve estar o mais acessível possível.

Coloque Cada Item Onde Você O Utiliza

Se você fica em frente ao fogão quando está cozinhando, então, você quer que tudo que é usado na preparação esteja o mais perto possível do fogão. Não coloque seus temperos em um armário do outro lado da cozinha e longe de alcance, coloque-os o mais perto que puder do fogão. Se você quer que seus filhos pequenos consigam alcançar seus próprios lanches e pratos, coloque estes itens onde eles alcançam.

Separe as Comidas de Eletrodomésticos e Utensílios

Cada coisa em seu lugar!! Em qualquer cozinha, lembrar onde colocou algo sempre começa com reservar um armário para tudo o que é comestível e outros para o que não é. Preferencialmente, a separação deve ter lógica: a comida à direita e pratos à esquerda; ou comida no armário de cima e tudo nos mais baixos. Se a sua cozinha é pequena, com apenas um armário, crie separações neste mesmo armário.

Categorize

Divida os itens em categorias. Mesmo dentro da separação acima, você pode dividir os itens em categorias que tornem o uso da sua cozinha mais fácil. Por exemplo, digamos que você colocou todos os itens comestíveis nos seus dois armários da esquerda. Você pode decidir que um deles é para latas e o outro para pacotes. Um poderia ser para alimentos usados com frequência e o outro para alimentos que você consome menos. Um para uma alimentação saudável e o outro para lanches.

As especificações dependem de você, mas o objetivo é pensar em algo e saber exatamente que porta abrir para encontrá-lo. Da mesma forma, crie uma seção para pratos, uma para tigelas, uma para taças, uma para copos, e assim por diante. Quanto mais você aderir à esta categorização, menos você (e outros na sua casa) enfrentarão dificuldades em achar determinador item.

Dê Prioridade À Itens Usados com Frequência

Se você bebe café todos os dias e bebe vinho uma vez por mês, as suas xícaras de café devem estar na parte mais fácil de alcançar do seu armário, e as suas taças de vinho mais ao fundo.

Seja Detalhista

Transformar uma bagunça em organização faz com que tudo no seu armário seja mais fácil de ver e acessar. Tente manter os rótulos para frente, as caixas empilhadas e as tigelas uma dentro da outra por ordem de tamanho.

Dicas

Armários Superiores

Os seguintes itens são melhor guardados nos armários superiores. Se possível, coloque-os nos armários acima do balcão, onde serão utilizados mais frequentemente:

Comida: Guardar comida nos armários só é recomendado se você não tem uma despensa. Se você tem uma despensa, primeiro coloque o máximo de alimentos na despensa, deixando os armários para os utensílios.

Caso você não tenha uma despensa, agrupe as comidas, incluindo temperos, garrafas nos armários acima do espaço que você utiliza para cortar e picar os ingredientes. Assim, eles podem ser alcançados facilmente quando você estiver cozinhando.

Copos e louças: Agrupe e guarde copos e louças acima do seu escorredor, assim sua organização e limpeza ficarão mais fáceis.

Livros de receita: Guarde os livros de receita nas áreas não tão acessíveis. Se você tem um espaço extra na parede, considere adicionar uma prateleira para os livros de receita.

Potes: Guarde seus potes de plástico e vidro acima do balcão que você usa quando está enchendo-os.

Armários Inferiores

Eletrodomésticos: Guarde-os logo abaixo da área em que você prepara os alimentos para alcançá-los facilmente quando está cozinhando. No entanto, se você utiliza algum eletrodoméstico diariamente, considere movê-lo para o balcão.

Panelas e assadeiras: Guarde suas panelas e assadeiras com as panelas na maior parte do espaço e as assadeiras uma em cima da outra, juntas. As tampas também devem ser guardadas verticalmente (você pode colocá-las na vertical em alguma caixa de plástico quadrada grande)

Tigelas, tábuas e escorredores: Guarde estes o mais próximo do escorredor possível,assim sua organização e limpeza fica mais fácil.

Produtos de Limpeza: Estes devem ficar preferencialmente embaixo da pia. Mas, se você tem crianças ou animais, considere adicionar uma trava infantil neste armário. Nunca guarde os produtos de limpeza acima ou no mesmo armário que contém os alimentos.

 

Com apenas estes passos a sua cozinha vai ficar mais organizada e prática! O que você achou?

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