OS MELHORES INGREDIENTES DE SALADA PARA EMAGRECER

Por Marina Cimerman | 08/02/19

Começamos fevereiro e quem ainda não está correndo atrás para perder os quilos extras que vieram com o final do ano, certamente vai começar! Apesar de comermos salada para emagrecer, muitos ingredientes dela são cheios de calorias e gordura. Além disso, se a sua salada não está montada da forma correta, ela não irá te satisfazer… O que fará com que você coma mais ainda!

Substituir uma refeição pesada de alta caloria por uma salada saudável é uma ótima forma de perder peso. Mas você precisa escolher os ingredientes certos para uma salada cheia de nutrientes, sabor e com pouca gordura.

 

Use esta lista para escolher os ingredientes que mais combinam para a sua próxima refeição!

 

Folhas

A base da sua salada para emagrecer deve ser folhas! Uma salada feita com massa e batatas tende a ter mais calorias e gordura.

Então, qual verde é o melhor? Há tantas escolhas, e cada um prefere um diferente. A recomendação é: escolha uma para dar sabor, e então adicione outras folhas mais crocantes e amenas de sabor.

  • Macias e saborosas: rúcula, espinafre, acelga, agrião, folhas de beterraba.
  • Folhas de baixa caloria e crocantes: chicória, escarola, endívia, alface lisa e alface crespa.

Escolha Algumas Vegetais Coloridos

Além das folhas, os vegetais devem ser o ingrediente mais abundante na sua salada. Os melhores vegetais para uma salada saudável virão em muitas cores.

Para uma variedade de sabores e nutrientes, use vegetais crus ou assados de cada categoria de cores:

  • Vermelho: Tomates, rabanetes, pimentões, beterrabas e batata doce.
  • Laranja: Cenouras, pimentões, abóboras.
  • Branco e Amarelo: Milhos, tomates, beterrabas, cogumelos, couve-flor, aspargo
  • Azul ou Roxo: Batata roxa, pimentões, beringelas.
  • Verde: Cebola, tomate, ervilhas, brócolis, pepino sem pele, aipo.

Saia da sua zona de conforto ao escolher os vegetais. Algumas combinações que você nunca pensou que ficariam deliciosas se tornarão a sua favorita. Não se preocupe, os vegetais têm baixas calorias e muitos nutrientes. Caso você esteja preocupada com o açúcar ou amido de alguns (como beterrabas e batatas), use-os com moderação.

Gorduras Boas

Provavelmente a sua salada não vai te satisfazer até que você adicione uma fonte de gordura boa. É claro que adicionar gordura na sua salada vai adicionar também calorias. Por isso lembre-se que até mesmo gorduras saudáveis têm uma quantidade significante de calorias. Adicione em moderação.

Aqui estão algumas porções razoáveis de gorduras boas:

  • Abacate: de 1 a 2 colheres de sopa
  • Azeitonas: de 5 a 10
  • Azeite de oliva: de 1 a 2 colheres de sopa
  • Nozes (amêndoas, pinhões, nozes,…): 10 a 15, dependendo do tamanho
  • Sementes (semente de girassol, chia, de abóbora): de 1 a 2 colheres de sopa

 

Proteína

 

 

Se a salada é o seu prato principal, adicione uma fonte magra de proteína. Além de ajudar a fortalecer os músculos, ela te deixa satisfeito por mais tempo após comer.

Lembre-se que nem todas as carnes são uma boa escolha para emagrecer. Boas fontes são:

  • Carnes:  Frango ou peru grelhado, carne de porco assado, rosbife
  • Frutos do mar: Salmão, atum, camarão, sardinha, anchovas.
  • Grãos: Quinoa, arroz selvagem, cevada

Ervas

Uma das melhores formas de adicionar sabor à sua salada é com ervas picadas. É claro que você pode usar ervas secas, mas as frescas picadas possuem mais sabor e são mais saudáveis.

As opções são:

  • Estragão
  • Cebolinha
  • Manjericão
  • Coentro
  • Salsinha
  • Endro
  • Tomilho
  • Cerefólio

A maioria dos molhos para salada são feitos de ervas e óleo. Então, ao usar ervas frescas à sua salada, você não precisará de molho, diminuindo as calorias e gorduras dela.

 

Molhos Para Salada

Se a sua tigela está cheia de ingredientes deliciosos e saudáveis, o último passo é o molho. Infelizmente, a maioria dos molhos é cheia de gordura e calorias… Alguns chegam a ser cheios de açúcar, então o que fazer?!

Se a sua salada tem muitos ingredientes saborosos, você não precisa de molho! Aliás, coloque um pouco de pimenta, sal e uma colher de sopa de azeite de oliva.

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