COMO RECEBER – TIPOS DE SERVIÇOS PARA RECEBER

Por Marina Cimerman | 18/07/18

Antes de começar a planejar sua recepção é preciso definir qual será o serviço ideal. Sim! existem algumas formas de servir a comida que são chamados de SERVIÇO. Então… quais são os tipos de serviços para recepções ou festas?

Qual a forma ideal de servir meus convidados? Quais são as regras de cada um deles?

Então vamos esclarecer quais são os tipos de serviços!

Existem 2 tipos de serviços: serviço formal e informal

O serviço formal é o:

SERVIÇO FRANCÊS E SERVIÇO INGLÊS

No SERVIÇO FRANCÊS, a mesa encontra-se posta com sousplats, taças e talhares. A maior característica é a quantidade de talheres e lugares demarcados à mesa.

Este serviço exige um espaço maior na mesa para que a copeira/garçom possa servir o convidado sem esbarrar em nada ou ninguém.

Os pratos são apresentados pelo garçom/copeira e chegam em travessas para cada convidado se sirva. Tudo será servido pela esquerda e retirado pela direita, sem empilhá-los.

A primeira pessoa a ser servida é a senhora localizada ao lado direito do anfitrião (convidado de honra), em seguida todas as mulheres. O anfitrião é o ultimo a ser servido.

Todos os pratos são servidos duas vezes, exceto a sopa e a sobremesa.

As bebidas devem ser servidas pela direita de modo que as taças não sejam retiradas da mesa. As bebidas devem ser servidas desde a chegada do primeiro convidado até o final do evento. Nunca deve faltar água nas taças! Inicia-se com ¾ de água em cada taça.

A disposição da mesa dever ser essa:

A maior taça é a de água e deve estar alinhada à faca. Sobre ela a taça de pró-secco e ao lado dela a taça de vinho tinto, depois a taça de branco, isso se você optar em servir os dois.

ATENÇÃO A REGRA: Coloca-se na mesa somente os utensílios que serão usados. Caso você opte servir somente o vinho branco, coloque somente a taça de água e a taça do vinho branco.

Começamos a refeição utilizando os talheres que estão mais afastados do prato, ou seja, o movimento será de fora para dentro.

Do lado direito as facas, sempre com o corte voltado para dentro, lembrando que o único garfo a se posicionar desse lado (direito) será o de frutos do mar.

A colher de sopa ao lado da faca para salada; peixe e prato principal, conforme a foto acima.

Do lado esquerdo, posicionamos os garfos de salada, peixe e prato principal.

Em cima do prato, os talheres de sobremesa. Colher voltada para a esquerda e garfo voltado para a direita.

SERVIÇO INGLÊS

O SERVIÇO INGLÊS é o mais próximo do serviço à francesa. São diferenciados pelo serviço direito onde o garçom/copeira serve o convidado da travessa ao prato do convidado. Esse serviço exige que o garçom tenha muita habilidade.

SERVIÇO AMERICANO (INFORMAL)

É o serviço mais prático e funcional. Funciona quando o número de convidados é maior do que a mesa acomoda.

É apresentado um buffet ou aparador onde será disposto as travessas e rechauds.

O próprio convidado se serve e pode comer em pé ou sentado em sofás, puffs e mesas. O fato é que nesse tipo de serviço não haverá lugares na mesa posta.

A organização da mesa é livre, normalmente encontra-se vazia, mas pode encontrar-se com sousplats apenas.

Os pratos, talheres e guardanapos no buffet.

A bebida normalmente é servida no bar ou ilhas de bebidas. Os garçons podem circular com taças e garrafas de vinho ou pro-secco.

É importante dispor a mesa de forma a facilitar o trabalho do convidado, ou seja, coloque primeiro os pratos rasos, talheres e guardanapos, e depois as entradas, pratos quentes e acompanhamentos, OU, pratos rasos, saladas, pratos quentes e por fim, guardanapos e talheres.

SERVIÇO FRANCO-AMERICANO

No franco-americano, a única diferença do americano é que as mesas postas são montadas com sousplats, talheres, taças e guardanapos (sem pratos), para que os convidados se acomodem à mesa para a refeição.

A comida fica em buffet onde coloca-se as travessas/rechauds e pratos rasos.

Eu adoro esse serviço porque o convidado fica a vontade para se servir, a anfitriã ou garçons/copeiras, ficam responsáveis por auxiliar, se necessário e todos ficam bem acomodados.

SERVIÇO EMPRATADO

Eu também adoro a praticidade desse serviço, pois o garçom trás o prato montado da cozinha e serve o convidado. Isso garante a estética dos pratos elaborados.

Os pratos podem ser servidos à mesa posta, nesse caso, a entrada e depois os pratos (o) quentes.

O ideal é que cheguem aos convidados ao mesmo tempo, por isso é importante que tenha 1 garçom para cada 6 convidados.

A vantagem desse serviço é que proporciona muito conforto para os convidados e além disso todos são servidos ao mesmo tempo, por outro lado a recepção tem menos ritmo, pois os convidados ficam a maior parte do tempo na mesa.

SERVIÇO VOLANTE

O serviço volante é realizado com os convidados em pé.

Os garçons circulam pela área do evento, oferecendo os pratos em uma bandeja. O serviço é interessante para quem recebe um grande número de convidados e gosta de um ar requintado, porém moderno, em seu evento. No jantar volante é comum existirem ilhas de degustação e pontos de apoios dispostos com travessas, contendo iguarias e aperitivos, para que os convidados se sirvam a vontade.

O ideal é escolher um menu que dispense a utilização de talheres para oferecer maior praticidade aos convidados ao se alimentarem. É possível dispor de algumas mesas, cadeiras, puffs e sofás para os convidados, mas os demais devem se sentir acomodados o bastante em qualquer área da comemoração.

Ano passado preparei uma festa de 40 anos para meu marido sendo que contei com aperitivos na mesa da sala de jantar, e posteriormente, os quentes no serviço volante.

Então são esses os tipos de serviços que você pode contar para sua recepção! Espero que eu tenha sido esclarecedor e qualque dúvida escreva nos comentários que eu respondo!!

beijos

Marina

 

Compartilhe:

One thought on “COMO RECEBER – TIPOS DE SERVIÇOS PARA RECEBER”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

2017 Chez Marina | Desenvolvido e gerenciado por Chez Marina

Show Buttons
Hide Buttons